Páginas

quinta-feira, 21 de maio de 2020

No ar: Saudade, por Luciana Luz

Esse texto vivifica a saudade. 
Há muito pensado, planejado, reimaginado. Na mais profunda saudade - nasceu. 

Perto do Natal de 2019, fiz uma rápida viagem a São Paulo. Depois de cumpridos os objetivos da mesma, reservei tempo para procurar umas lembranças para queridas amigas, as quais o sentimento de apreço transcendiam a distância.

Para algumas, a tarefa foi simples, para outras exigiu mais reflexão, busca - um garimpo carinhoso. Duas, em especial, me deixaram intrigada. Eu não sabia exatamente, só pistas - artesãs, mães, criativas, amorosas e especiais. Entrei em várias lojas de artesanato, sem me decidir bem. Por fim, optei por dois conjunto de agulhas coloridas de crochê. Escolhi, insegura, ainda. Para mim, algo insignificante para o sentimento dedicado a elas. 

Só percebi o quanto havia acertado quando recebi amorosas mensagens de texto: uma delas só admirava as agulhas, sem coragem de usar e a outra havia dormido abraçada ao estojo.

Algo pequeno para mim e enorme para elas.

Assim, há algum tempo penso em significados e significações.

Os significados são, revelam aquilo que é. Às significações desvelam-se segundo minhas impressões, sensações, dos meus filtros psicológicos, contingências, interacionais.

A partir dos significados, conheço o mundo. 

Segundo as significacões, construo meu mundo.

Sob a perspectiva dos significados posso ter coisas, mera objetificação. As significacões me permitem gostar da maciez e aconchego de determinada roupa, do conforto de sapatos gastos, do cheiro específico de infância incitado pelos jasmins, tornar especiais algumas pessoas na minha vida. 

Situações são marcantes por suas significacões e formam minhas memórias, dão escopo a sentimentos - assim, as acácias me divertem, chuvas passageiras evocam  nostálgicos sorrisos.

Por meio das significacões, amo - intensamente - os cheiros dos meus filhos, o sorriso e o bom humor do meu marido contrabalanceando meu temeroso e ressabiado olhar. 

Neste contexto, tenho saudades da voz, do colo, das preocupações de minha mãe; dos desafios do trabalho; dos rodopios, do equilíbrio, da sensação única de esforço e leveza do balé. 

Perante a significação dói a ausência de amigas queridas, de cafés no trabalho, ou em qualquer outro local, apressados, marcados, desmarcados e remarcados, repletos de ausência - de tempo.

E, hoje, tanto tempo e tanta saudade.

O significado é cru.
A significação é essencial.


Luciana Luz

@lucianafmluz


A Luciana Luz faz parte do grupo de leitores do Toca e do Clube de Leitores da Leitura Teresina e do colégio até aqui, lá se vão décadas de amizade. A apresentação dessa colab, no entanto, é dela por ela:

"Uma pessoa multifacetada.  
De formação (rapidinho para não parecer curriculum vitae), Filosofia (2000), Direito (2008), especializações em Psicopedagogia (2005) e Atendimento Educacional Especializado (2018). 

Professora efetiva da SEDUC-PI não atuante (diretamente) em sala de aula. Designada, por Deus e pelos homens, para outra missão trilhar pelos caminhos desafiadores e surpreendentes do TEA (Transtorno do Espectro Autista). Há dez anos atuando na área; à priori, atendendo como Psicopedagoga, atualmente, na gestão pedagógica. 

Casada há dezoito anos e  tenho dois pedaços de mim alegrando meu mundo. Turista e viajante de histórias. Profunda admiradora dos artistas das palavras. "Devoradora" de livros desde a infância. Bailarina depois de adulta. Desafio do qual posso dizer e parodiar: " Vim, vi, (vivi) e venci". 

A leveza diante de uma vida contada no relógio e marcada na agenda, vem da alma artesã - bijuterias e crochês. É o respirar profundo, o esvaziar da mente. E, iniciando o ano com muita felicidade, colaboradora do Blog "Toca da Leitura". Que orgulho, hein?!? Então, avante 2020 incrível! 
Luz para todos!!








2 comentários

  1. Ah que post mais lindo! Amei a mensagem e o texto, simplesmente sensacional ! Deu vontade de colocar em um quadrinho daqueles que ficam em nossa mesa de trabalho para vermos todos os dias. Deu um aconchego no coração <3 Gostei demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Gaby! Tenho certeza de que a Lu Luz vai ficar super feliz com o seu comentário! <3

      Excluir