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quinta-feira, 7 de maio de 2020

Série A Saga (real) do autor Independente – Parte III


Olá leitores!

Continuando o nosso papo sobre a saga do autor independente, vamos entender quais outros profissionais e serviços estão envolvidos na produção de um livro (independente). 

Normalmente um texto, após passar pela editoração e revisão, segue para a preparação de texto, também chamada de copidescagem.

Diábeisso?👀

Copidescagem é uma leitura bem cuidadosa do texto com o objetivo de identificar e corrigir possíveis incoerências, repetições, uso inadequado da língua, falta de normalização, alguma inadequação ao público-alvo, problemas com a lógica e clareza do texto, enfim, detalhes que podem comprometer totalmente a fluência da leitura e assim, a aceitação do livro no mercado.

No entanto, quando o autor está em voo solo ou nas mãos de uma editora pequena, esse trabalho acaba voltando para as mãos do heroico editor. Findado esse momento, seu texto vai estar no ponto para a produção gráfica, ou seja, vai ganhar um projeto gráfico, será diagramado (ou seja, vai ganhar corpo de livro, com todas as suas partes devidamente organizadas – com índice ou não, orelhas ou não, anexos, etc) e ganhar sua primeira impressão, a “Boneca”, que vai passar por uma análise. Se tudo estiver de acordo com o que foi definido pelo autor e editor, a boneca do livro segue para a gráfica.

Impressão gráfica é um tema espinhoso para o autor independente, por um fato e dois motivos: O fato é que ele vai trabalhar com gráficas pequenas, por motivos de orçamento. As grandes exigem tiragens enormes (o que, para um autor independente, não vale a pena) para justificar seus valores exorbitantes.

Assim, com o contato da gráfica pequena em mãos, você vai levar os detalhes físicos do seu trabalho ao responsável e descobrir que gráficas pequenas têm muitas limitações e normalmente não trabalham com o papel que você queria, têm a fonte ou a cor exata que você pensou para o título, não têm como fazer o pirlimpimpim na sua capa, etc. Então, é necessário ter em mente o que as gráficas com orçamento possível ao bolso independente podem oferecer, antes de investir em capas ou projetos gráficos muito elaborados. 

Na quarta e última parte desta saga, vamos entender o processo de marketing e comercialização do seu livro independente – e entender a questão dos custos envolvidos para ser um autor independente no mercado brasileiro.


Um beijo,

Mariana Mendes 💖


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