Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Entrevista com Victor Almeida, do Geek Freak

Olá Leitores! Se é pra chegar chegando, vamos começar a nossa série de entrevistas com um booktuber que adoramos, o Victor Almeida, do canal Geek Freak.


Victor é paranaense, tem 26 anos, é formado em Marketing e é um booktuber dos melhores - seu canal conta atualmente com 110.000 inscritos que compartilham a paixão dos livros com ele. O Geek Freak é o canal onde o Victor se dedica principalmente à literatura, misturada à cultura pop de maneira geral. Bora pra entrevista! 💥

Victor, qual era o cenário do Booktube quando você começou o canal Geek Freak e o que te motivou criá-lo?

Victor: Eu costumava acompanhar vários canais sobre videogames e tecnologia, até que um dia o Youtube acabou me recomendando um vídeo literário. Cliquei, por pura curiosidade, achei muito interessante, e passei a ler desenfreadamente a partir daí. Eu já tinha uma paixão pela produção de vídeos, e trabalhava com isso, então resolvi arriscar e criar o meu próprio canal. Na época não existiam muitos canais, e a variedade era mínima. Isso acabou crescendo exponencialmente através dos anos, a ponto de hoje em dia existir mais de 300 canais.


Como você avalia a influência do booktuber sobre vendas de livros que são expostos no canal? Você acha que isso tem reflexo na relação com as editoras?

Victor: Vejo que o booktuber tem o poder de tirar do livro aquele estigma de algo maçante, chato e obrigatório, e transformar esse universo em uma experiência de compartilhamento e entretenimento. Normalmente trazemos uma bagagem da escola, vendo a leitura como o oposto de uma atividade prazerosa. Através dos vídeos, a linguagem acaba sendo mais descontraída, jovem e acessível. Você se identifica com quem está assistindo, com a personalidade dos booktubers que acompanha, e isso certamente acaba influenciando diretamente as vendas. Apesar de, ao meu ver, ainda estarmos no início desse trabalho, muitas editoras já estão despertando o interesse em trabalhar com a gente, criando departamentos e contratando pessoas exclusivas para esse contato.

Vish! Você leu e não gostou. Qual o caminho para uma crítica negativa bem feita? 

Victor: Procuro sempre anotar absolutamente tudo o que sinto durante uma leitura (uso um aplicativo de notas no celular). Reflito sobre alguns pontos durante essas anotações. Acho de vital importância ser sincero e mostrar ao público a minha verdadeira experiência com aquele livro. Por isso, ao apresentar ele no canal, mesmo que não tenha gostado, tudo o que pensei, anotei, refleti, acaba indo para o roteiro. Falo, sim, as coisas que gostei, mas também deixo bem claro todos os problemas que tive com ele, independente se foi apenas um, ou vários.


Considerando a sua experiência, qual é o melhor e o pior na vida de um booktuber?

Victor: É muito gostoso ter com quem conversar sobre as suas leituras. Surtar sobre aquele livro que você achou maravilhoso e também descobrir outros livros com os quais surtar. Eu amo a interação, amo os amigos que fiz através disso, e estou cada dia mais apaixonado pelo nicho. Sempre produzo vídeos com aquela ansiedade de "como será o feedback?", ou "será que vão gostar?", e é uma adrenalina que me motiva a buscar coisas novas e diferentes pro canal. Se eu tivesse que escolher algo como um ponto negativo, seria a pressão que o booktube acaba colocando, não só em nós, produtores de conteúdo, mas também no pessoal que assiste, de desenvolver um hábito de leitura constante e ler o máximo de livros que conseguir por mês, atingindo as "metas" individuais. Não somos máquinas de leitura, e estamos sujeitos a milhares de variantes no nosso dia-a-dia. O hábito, afinal, é apenas um hobbie, e não deve se tornar uma obrigação.


Você escreve? Se sim, pretende publicar? Se não, tem vontade de escrever, um dia?
Victor: Gosto de escrever e tenho ideias que ainda não desenvolvi, guardadas aqui até o momento certo. Não sei se estou pronto para pular de cabeça, e se tenho a capacidade, mas com certeza pretendo tentar um dia.


Na sua opinião, um escritor precisa ser, necessariamente, um bom leitor?
Victor: Sem dúvidas. Acho inadmissível a ideia de querer escrever e não ter o hábito de ler. É como um atleta que quer ganhar medalhas, mas não pratica. A leitura é a "prática" do leitor, em conjunto com o exercício diário da escrita. É um alimento necessário para o cérebro — como se espera produzir algo sem conhecer e consumir outros antes?

(Demos um high five imaginário com o Victor agora; sigamos!)


Nos últimos cinco anos, você apresentou vários livros incríveis no canal Geek Freak. Mas  queremos saber o seu Top 10 dentre os livros lidos durante esse período!


Victor: Uau, essa é difícil, hahaha! Vamos lá, algumas indicações:

- Os Últimos Dias da Noite
- It, A Coisa
- Misborn: O Império Final
- As Cavernas de Aço
- Dois Irmãos
- Matéria Escura
- O Rei Demônio
- Ligações
- A Cidade Murada
- O Sol é Para Todos


Em Maio de 2016, o Estadão publicou que 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. Na sua visão, booktubers, bookstagramers e blogueiros literários podem ajudar a melhorar esse cenário?

Victor: Com certeza. É comum receber comentários de pessoas dizendo "comecei a ler por sua causa", ou "não lia tanto, mas agora que acompanho seu canal, passei a ler muito mais". Isso é sempre muito gratificante. A ferramenta do Youtube é muito poderosa e capaz de moldar o público e seus interesses — mesmo que o nicho literário ainda seja o menor da plataforma. Todo avanço já é motivo de comemoração, nem que precisemos fazer um trabalho de formiguinha. Existem canais para todo tipo de público e gosto, e, ao meu ver, não existem pessoas que não gostam de ler, mas pessoas que ainda não descobriram o livro certo para elas.

(high five again, Victor!)



Você é, além de booktuber, designer. Como concilia a vida?

Victor: É uma loucura. Eu, normalmente, tento fazer todas as atividades durante o meu horário de trabalho, mas às vezes extrapolo e acabo indo até à madrugada. Em alguns dias eu estou compenetrado em desenvolver algum projeto de design, em outros preciso tirar uma pausa para gravar e editar algum vídeo pro canal. Meu único ritual diário é ter o período da noite reservado para a leitura. Minha rotina ainda é um pouco caótica e bagunçada, mas tenho tentado conciliar tudo da melhor forma possível.



Victor, o Toca da Leitura abraçou a missão de divulgar e promover autores brasileiros nos seus canais. Você já falou sobre autores nacionais do universo Geek em um dos seus vídeos e agora, pra fechar, gostaríamos que você recomendasse cinco autores nacionais do universo Geek que os leitores deviam conhecer!

Victor:
- Felipe Castilho (Ordem Vermelha: Filhos da Degradação)
- Gustavo Ávila (O Sorriso da Hiena)
- Mauro Lopes (Nova Jaguaruara)
- Ian Fraser (Araruama: O Livro das Sementes)
- Pedro Guerra (Como Eu Imagino Você)


Agradecemos imensamente ao Victor Almeida, que foi muito querido em conversar com a gente e esperamos que vocês tenham gostado tanto quanto nós! Acompanhem o Victor Almeida no canal Geek Freak e nas demais redes sociais:

👉https://www.facebook.com/thegeekfreakTV
😜https://twitter.com/victoralmeidap
😻https://www.instagram.com/victoralmeidap/
💥https://www.youtube.com/user/thegeekfreakTV


(Imagens cedidas por Victor Almeida)
(Esta entrevista foi cedida em Janeiro de 2019)




Mariana Mendes 💖

Nenhum comentário

Postar um comentário