Páginas

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Carta ao Leitor


Olá Leitores!


Resolvi escrever essa carta para me apresentar e falar um pouquinho do projeto do Toca. 


Eu sou Mariana Mendes, criadora do Toca da Leitura. Quem me conhece sabe que eu e o cometa Halley temos algo em comum: só aparecemos em público a cada 75 anos. Porém, acho válido contar a vocês um pouco da minha trajetória, do meu trabalho e das cenas futuras que desejo para o Toca da Leitura. Aliás, A Direção é o marcador que vai guardar esse tipo de conteúdo por aqui.


Sou formada em Psicologia pela UFPB e fiz duas pós-graduações, pela UFPI. Atuei ao longo de 8 anos em três frentes: Gestão Humana, Gerontologia Social e paralelamente, atuei na parte política da minha profissão. 


Até aí, você deve se perguntar: "Ah! Então foi a Psicologia que moldou a escritora?"


E a resposta é não. Não totalmente.


A leitura sempre esteve presente e segundo testemunhas, aprendi a contar histórias antes de aprender a ler. Escrever foi uma consequência dos meus primeiros anos de vida que tiveram, na música, a sua grande inspiração. Aos 10 anos, eu escrevia as minhas próprias historinhas - e meus animais quase sempre eram os protagonistas. Aos 15, eu fazia as "agendas", versão raiz dos planners; as minhas guardavam, além dos registros pessoais, colagens com legendas engraçadas, igual ao que vocês vêem nos stories do Toca. 


Meus pais foram, é claro, a maior influência; ambos eram leitores ávidos e ter uma biblioteca em casa era o nosso privilégio. Aos domingos, a família saía para comprar revistas e quadrinhos em bancas de jornais, hábito que, posteriormente, passou para visitas às livrarias. Líamos muito, conversávamos muito sobre o que líamos e buscávamos extrair da arte que podíamos acessar, o que nos fosse mais instrutivo e inspirador.  


Em 2007, comecei um blog, para escrever poesia e entrevistar a turma do Faça-Você-Mesmo. Quase não o divulgava mas alguns amigos acessavam e de algum jeito, um público leitor apareceu: inacreditáveis 1200 pessoas, para ser mais exata. Muitos dos poemas que escrevi no Hot Chocolat, meu bloguinho que já não existe, foram parar no meu primeiro livro, Amaríssimo


O ano de 2011, foi um ano de mudanças profundas na minha vida. Fui cursar Design de Moda, no mesmo período em que meu pai recebeu um diagnóstico fatal. Paralelamente ao curso e às indas e vindas aos hospitais, fiz uma pós em Negócios de Moda e participei, em grupo, do concurso de Novos Designers do Dragão Fashion Brasil, o evento de moda mais importante do Nordeste - e ali fiz minha primeira coleção, que se chamou "Formas & Movimentos", inspirada no processo artesanal de arte em cerâmica do Piauí. E já nesse período, começei a escrever. Muita coisa foi produzida desde 2010, ainda sem fins de publicação. Com tudo isso acontecendo, resolvi pausar a Psicologia, como profissão. 

Em 2013, passado o turbilhão, fui reunir os caquinhos. E desse período de solidão e recolhimento, foi nascendo o Amaríssimo, cujo manuscrito foi entregue a um amigo, escritor e professor de Literatura para que ele fizesse a apresentação desse possível livro. Assim, em 2014, recebi meu manuscrito de volta, com um convite da editora Quimera, de Teresina, para publicá-lo. Foi o ano em que também me tornei, oficialmente, a caçula das Senhoras da Caridade de São Vicente de Paulo, em Teresina. 


O tempo passou e como escritora, tenho dois livros publicados: Amaríssimo (Editora Quimera, 2015) e O Caldeirão (que saiu pela minha editora, em 2017; atualmente encontra-se esgotado, mas vamos ter nova tiragem!), ambos lançados também na Feira do Livro de Lisboa, em 2015 e 2018, respectivamente. E agora? Agora vem aí Storm Out! 


Entre um livro e outro, trabalho com editoração (gerenciamento de produção literária), preparação de texto, faço os encontros do Clube de Leitores da livraria Leitura Teresina e do Toca da Leitura, além de gerenciar a vida do Toca da Leitura, pelo insta e agora, pelo blog. Também estou começando o @TocadaCultura_, nosso novo espaço para vendas. 

O bookstagram @tocadaleitura está completando dois aninhos e é um espaço feito com muito amor, com fotos autorais, uns stories muito doidos e com resenhas muito particulares de livros escolhidos a dedo.



Sobre o Toca da Leitura



Meu bookstagram nasceu com um propósito. 
Em Maio de 2017, a livraria Leitura de Teresina me fez um convite muito carinhoso para criar, organizar e mediar o seu clube de leitores. Muita gente queria mas não conseguia participar nos dias e horários dos encontros e foi essa dificuldade que me inspirou a criar um grupo, via aplicativo, para reunir as pessoas e facilitar a divulgação. Esse grupo recebeu o apelido de Toca da Leitura. Daí para o bookstagram foi um pulo e assim, nascia o @tocadaleitura. 

Não demorei a perceber que podia oferecer uma visão particular das minhas leituras favoritas às pessoas que não têm hábito ou tempo de ler. A minha facilidade em contar histórias e a minha carga de leitura me permitia entregar mais que uma sinopse, mas uma história saborosa e instigante e os resultados começaram a aparecer...

Outra dificuldade que espero vencer através do blog, considerando a minha experiência como escritora independente, é sobre a divulgação e distribuição de livros nacionais independentes. E vamos conversar muito sobre isso por aqui. 

E ao final desses anos de Toca da Leitura, outras necessidades estavam nascendo. Quando me dei conta, tinha assuntos e motivos de sobra para criar mais canais para compartilhar leituras com pessoas que estejam a fim de somar! 

E temos o @tocadacultura_ para quem quer adquirir livros semi-novos por preços agressivamente competitivos, então, caprichem nos garimpos, que a gente não faz reserva! 


Leitores, por hora, a gente combina o seguinte: 


Livro não é tempo perdido. 

Livro é investimento e hábito dos mais saudáveis.

Não existe livro chato. Existe livro errado, no momento errado. 


Leitura é prazer e não tem a ver com acumulação ou pressão. 

Eu AMO ter um livro nas minhas mãos. Adoro falar sobre o enredo, os personagens, destrinchar os seus motivos, chorar, gargalhar, investigar...e adoro fazer resenha e compartilhar essas observações com outros leitores. Então, espero que o Toca da Leitura, agora na sua versão blog, nos enriqueça, atraia pessoas participativas que somem com a gente e que nos permitam somar com elas. 


Os dispostos se atraem, afinal.



Mariana Mendes 💖


Nenhum comentário

Postar um comentário