Olá amores!
Passei uns dias em Lisboa recentemente e caminhando pelo Baixo Chiado, descobri, por acaso, uma loja super charmosa com artigos de decoração incríveis, chamada Mercador de Veneza.
A Mercador de Veneza é um garimpo de coisas formosas, de enlouquecer qualquer pessoa de bom gosto. Aí, conversei com o Sr. Santos, que é o proprietário, pessoa fina, simpaticíssimo, sobre o funcionamento da loja e de como eles encontram artigos tão lindos.
Ele e a esposa gerenciam a loja desde 1994 e a maior parte das peças são garimpadas pessoalmente por eles em feiras internacionais. As tapeçarias são belgas, as caixas de música são alemãs, há muita cerâmica italiana e portuguesa, por exemplo, seguindo as preferências dos clientes.
Segundo o Sr. Santos, a principal dificuldade de quem visita a loja e não vive em Portugal é como levar as peças; se vivem dentro da União Européia, eles conseguem enviar pelos Correios. Fora da UE, surgem taxas de importação que, por vezes, inviabilizam o envio (e eu mesma tenho experiências com o nosso Correios, cujas taxas de importação foram duas vezes mais caras que o produto em si. 💁)
Cada peça é minunciosamente escolhida e organizada e devo dizer a vocês, que a loja é linda e é impossível sair de lá sem levar nada.
A loja funciona das 10h às 20hs (com horários especiais no Natal e no verão), incluindo sábados e domingos.
Amei conhecer um pouco da história do Sr. Santos, que vem bravamente lutando contra a massificação de produtos pirateados. Suas peças têm bom gosto, bons preços e transformam qualquer ambiente. Hoje, prefiro garimpar lojas autênticas como a Mercador de Veneza a adquirir produtos de baixa qualidade em lojas de péssima apresentação, que podem ser encontradas aos montes nas "rotas turísticas" de Lisboa.
Quando viajo, sempre procuro fugir um pouco dos lugares comuns e garimpar lojas onde posso adquirir bons produtos e ouvir histórias lindas como a do Sr. Santos. Acho essas experiências são mais enriquecedoras, mais inspiradoras. É legal ir ao shopping, mas esses cantinhos, pra mim, são de um sabor único.
Eu não resisti a essa bússola maravilhosa e a trouxe comigo, além de ovos de pedra que ficaram fantásticos dentro de um vaso (se vocês não sabem, eu coleciono pedras! Mas isso é um assunto para outro post, haha)
Deixo a página do Mercador de Veneza no Facebook e espero que, ao visitar Lisboa, não percam a oportunidade de enlouquecer nessa pérola de loja! Obrigada Sr. Santos!
Beijos,
Mariana Mendes 💖
Nenhum comentário
Postar um comentário