Páginas

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Agendas...


Você já fez agenda? 

Fazer agenda se tornou um hábito a partir dos meus 12 anos, momento em que a vida começou a ter umas novidades. Despedidas de velhas amizades, novos desafios escolares, novas escolas e novas amigas, a mudança das brincadeiras e do meu vestuário, festinhas, garotos, receitas caseiras de hidratação para cabelo, a nova geração de animais que estavam nascendo sob os meus cuidados...vish era muita mudança! Aí surgiu a grande, grandíssima sacada: um diário.

E de onde veio a inspiração? De um quadrinho da antiga turma da Mônica, onde as personagens Tina e Pipa conversavam sobre ter um diário e para quê ele servia. E voilà! Pedi e ganhei de aniversário minha primeira agendinha, de espiral, com capa  cheia de coraçõezinhos coloridos sobre o fundo prateado.

A partir daí meus amores...era um tal de escrever que não se acabava mais. E recortar. E colar. Fiquei viciada em cola, tesoura e agenda. Era pedaço de revista Capricho colado em tudo que era página, desenhos, adesivos, poemas, letras de música, bilhetes das amigas, fotos de atores bonitos, flores secas, papel de bala, palito de picolé, fotos dos meus pets, papel de carta, pedacinho de embalagem de presente, brinco adesivo, bottom pregado,  beijos para registrar as cores dos meus primeiros batons, recortes de looks que eu queria usar, relatos de viagens, saches promocionais de perfumes da Boticário, ingressos de cinema e teatro, palitos com guarda-chuvinhas coloridos e metalizados, as tretas, tédios, divagações, diversões e os relatos novelescos que as paqueras rendiam...chegava julho e a agenda não fechava mais! Ali começava também o exercício que se tornou hábito; pensar, refletir e registrar sentimentos e conversas, as sensações que livros, filmes e músicas produziam, situações cotidianas alegres e tristes que mereciam ser registradas. Tudo, enfim, que me emocionava e ensinava ficava registrado nas agendas.

E o tempo foi passando. Hoje, quase tudo sai da internet, não há revistas para recortar, mas é bem mais fácil encontrar uma letra de música ou um trecho de poema. Também temos centenas de vídeos mostrando como se cria um “bullet jornal”, como se customiza papel, como se enfeita, como se faz lettering...as coisas estão sofisticadas atualmente. As agendas se modernizaram e custam uma fortuna.

Mas gente, qualquer caderno pode render uma agenda formidável. Customização é a alma do negócio e aconteça o que acontecer, ele vai ficar a sua cara, o que é o melhor de tudo. Sua história, preto no branco, com todas as suas enroladas, pequenas vitórias e os amadurecimentos. Vai estar tudo ali.

E um dia, tudo isso vai ser passado. Vai ser interessante ler, por um tempo. E talvez chegue o momento em que você queira se livrar delas. Ou vai decidir ter um canto especial para guardar suas agendas. De um jeito ou de outro, vai ser bom. Vai ser no seu tempo. E seja como for, como vai ser maravilhoso ver como você mudou, o quanto aprendeu, como você mudou!

Um novo ano vêm aí. E uma das alegrias que tenho é começar minha agenda nova no réveillon, quando todo mundo foi dormir. Ainda haverá alguém estourando fogos, em algum lugar. Haverá cheiro de champanhe e vinho pelo ar. Eu estarei escrevendo, se Deus quiser, esperando, grata e ansiosamente, que a minha nova agenda não feche quando Julho chegar!


Mariana Mendes 💖



Nenhum comentário

Postar um comentário