Páginas

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Feliz Ano Novo para Nós!

Olá leitoras/leitores do Toca!

O ano de 2020 chegou e com ele, renovamos vários votos. Um deles, para nós, leitores, é a feliz tarefa de escolher os livros que vamos ler durante o ano; eu adoro escolher meus livros, programar os planners, o BuJo, enfim, me entregar à tarefa de organizar a vida do bookstagram e do blog. Tenho certeza de que vocês estão se divertindo fazendo isso também.

Esse ano, o Toca chega com alguns ótimos projetos literários! Foi graças às boas experiências que tivemos no ano passado com as leituras conjuntas (com a galera que participa presencialmente dos encontros do Toca) que resolvi propor três bons projetos de leitura conjunta, independentes porém relacionáveis, que certamente trarão uma boa carga de informação e reflexão.

Em 2019, as leituras conjuntas propostas foram Villette, de Charlotte Brontë e tão logo o discutimos,  Crônica do Pássaro de Corda, de Haruki Murakami (começamos no dia 15 de Novembro e o plano era concluir a leitura no final de Dezembro. Acabamos alongando o prazo de término de leitura dele e fizemos a discussão rolou no dia 19 de Janeiro e foi fantástica.)

Há tempos queria fazer uma releitura da obra de Jane Austen e isso me pareceu uma boa proposta para 2020. Muita gente, erroneamente, têm a autora como uma pessoa excessivamente doméstica e seus livros, coisa de noveleiro. Porém, se você jogar uma lente antropológica nas personagens de Austen, vai ver coisas muito, muito interessantes e essa possibilidade me empolgou. 

Assim, decidi propor a leitura da obra de Austen, em ordem cronológica, e com isso, poder reexaminar esses livros com olhos mais amadurecidos, fazendo análises novas e claro, revisitando lugares afetivos que esses livros me deram ao longo dos anos. Fechamos um grupo muito bacana, por aplicativo de mensagens, e agora em Fevereiro, começamos Razão e Sensibilidade, o primeiro livro publicado da autora, segundo os estudiosos (a lista de leitura do projeto, você confere no marcador "Agenda", aqui no blog!)

Esse foi o primeiro livro que li de Austen e depois dele, cacei não só os outros livros da autora,  mas adquiri os filmes feitos sobre eles, as trilhas sonoras - enfim, me joguei em seu universo como só um fã de Harry Potter poderia compreender. Se houvessem roupas inspiradas nas personagens de Austen à venda, eu as teria comprado! 

Mas o programa não ficou só em Austen. Desejando visitar a época da autora sob outros olhos e propostas, a galera do Toca escolheu ler dois calhamaços (cujas leituras serão divididas ao longo de 2 meses para cada), paralelamente ao projeto: os escolhidos foram Jane Eyre, de Charlotte Brontë e David Copperfield, de Charles Dickens. Fiquei muito feliz com a votação, pois há tempos desejava ler esses livros e em breve os leremos! Mas para esses calhamaços, as discussões serão feitas presencialmente. 

Outra boa notícia é que a livraria Leitura reabriu as portas e o Clube de Leitores da livraria volta com tudo, no espaço da cafeteria Página 7, que também reabriu seu ambiente por lá. Em Março, teremos a leitura de A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende e a discussão deverá ficar para o 3º domingo do mês, então se programe! O Clube de Leitores da livraria Leitura é aberto e gratuito e sua dinâmica é a seguinte: os encontros são mensais e após cada discussão, escolhemos o livro para o mês seguinte. Agendamos a data do próximo encontro e voilà! Temos a companhia do café maravilhoso do Página 7 e um grupo sempre empolgado para discutir as obras literárias. Quer melhor? 

Sobre o bookstagram, esse ano quero poder interagir mais com os seguidores do Toca, saber o que as pessoas estão pensando sobre os livros e deixá-las saber que 1) temos uma lojinha para livros semi-novos, o @tocadacultura_  - sim, vamos estimular a compra de livros usados em excelente estado de conservação porque queremos que as pessoas passem a valorizar mais o seu dinheiro - e já que leitor reclama a beça de preços dos livros, taí uma opção inteligente e ecológica para adotar em 2020! - e 2) temos serviços editoriais disponíveis para escritores (confere o destaque do @tocadacultura_ para saber mais!) 

E é isso, gente. Muitos projetos a vista, muito trabalho e leituras ma-ra-vi-lho-sas no horizonte!
Bora?


Beijos,

Mariana 💖



P.S Temos tido a felicidade de ver nosso grupo de leitores e leitoras crescendo por aqui, mas preciso lembrar a você de clicar no botão "Seguir" para que o Google reconheça o tráfego que temos e possa nos tornar ainda mais visíveis nas buscas, então, estamos contando com vocês! E se puder, divulgue,  compartilhe, participe e vamos ler!

Nenhum comentário

Postar um comentário