Páginas

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Um Brinde à Colegagem!

Olá leitores!

Temos novidade boa no blog do Toca!

Algumas amigas talentosas que têm uma produção de conteúdo super bacana no insta, cada uma ao seu estilo e atendendo a públicos diferentes estavam sofrendo do mesmo mal que me motivou a abrir um blog: o espaço do insta exige conteúdos extraordinariamente concisos - mas nem sempre a gente pode e/ou deve ficar apenas no resumo do resumo!

Assim, ciente de que talvez nem todas tivessem tempo ou interesse de gerenciar um blog, me ocorreu convidá-las para esticar seus assuntos aqui, no blog da Toquinha, na mais pura colegagem! Convite feito, convite aceito! Então, a partir deste mês, teremos aqui um grupo muito bacana de amigas, boas de escrita e de prosa, que vão aproveitar o espaço da Toquinha para desenvolver textos e matérias especiais, mais completas, para você.

E aqui, vou apresentá-las de modo breve, porque quem não as conhece ainda vai poder conhecê-las nos seus posts, com suas assinaturas e contatos (e que aparecerão sempre no Marcador Colegagem!)

Vou começar pela Corina, soberana do @omeureidanoite! C é uma menina portuguesa linda e risonha que vive na Inglaterra há quase 8 anos. Além do ig onde ela bate altos papos com os seus leitores, ela possui um blog há mais de 10 anos, onde partilha suas crônicas e compartilha sobre ser enfermeira, geek, mãe (ela tem um Príncipe fofíssimo que acabou de completar 2 aninhos!), leitora compulsiva e imigrante - tudo junto e misturado, em um universo muito próprio e especial.

Outro dia, perguntei à ela, como consegue dar conta de tantas atividades e, sempre bem humorada, Corina respondeu que "Acho que grande parte de conseguir fazer de tudo um pouco é porque aprendi com minha profissão, a saber gerir o meu tempo muito bem. Depois de ser mãe, pricipalmente, pois o tempo escasseia ainda mais! Então, tento ler enquanto o Príncipe dorme a sesta; ouço audiobooks a caminho do trabalho ou mesmo se for às compras; e nos outros bocadinhos, tento organizar o blog, pois tendo tudo alinhavado, torna-se mais fácil!"

A Luciana Luz é amiga dos tempos do colégio e ficou empolgada com a missão; aliás, de missão, ela entende. A Lu já fez Filosofia e Direito, atua com Psicopedagogia e atendimento educacional especializado com pessoas com Transtorno do Espectro Autista há uma década (atualmente, ela atua na gestão pedagógica). Adora ler e adora desafios. A Lu é mãe de dois rapazinhos, faz bolos como ninguém e nas horas vagas, é artesã de bijuterias e crochês. Também vem se realizando em ser uma bailarina, depois de adulta sim! E boa leitora como é, aposto que teremos textos lindos, cheios de sensibilidade por aqui.

A Gabi é uma menina queridíssima, que compartilha o @afterbooksyt com as irmãs - e por alguma razão, eu só me refiro à ela quando falo com o ig, hahaha. E depois de convidá-la para vir surtar aqui comigo, perguntei a ela porque alguém devia se aventurar no universo da literatura. Confere a resposta:

"A pergunta certa é porque não? O mundo da literatura abre tantas portas, principalmente da imaginação. Eu, particularmente, não consigo me ver sem os livros; já é algo que faz parte de mim. Conhecer novos horizontes...você pode conhecer novas culturas, ideias, ações, reflexões...basicamente tudo! Este universo existe não apenas para fugirmos da realidade, mas para melhorarmos a que temos, para não cometermos os mesmos erros, para nos aperfeiçoarmos e sermos pessoas melhores. E além  de muitas outas coisas (daqui sairia um livro sobre o assunto, kkkk) para nos divertirmos, sentirmos novas e diversas emoções, nos sentirmos leves e aproveitarmos o momento!"

Disse tudo, Gabi!

Já a Cecy, do @ml_cecy, é uma jovem professora que conheci em um grupo de apoio a autores nacionais e me encantei pelo jeito simples, alegre e criativo que ela tem de envolver as pessoas nas leituras. Ela me contou que sempre foi muito falante e que aos 6 anos aprendeu a ler. Logo depois, ganhou uma coleção de livros de Jannart Moutinho Ribeiro (O Indiozinho Amazonas) e um livro de contos de fadas clássicos. A partir daí, os livros se tornaram seus grandes companheiros e a Cecy, uma comunicadora do que lia.

"Pedia para passar as aulas de educação física na biblioteca e estava sempre com um livro em mãos. Essa compulsão começou na faculdade, quando entrei para o curso de Letras e redescobri a paixão pela leitura. Quando comecei a trabalhar, já podia comprar meus livros e a paixão só aumentou! Hoje, dou aulas de português, inglês, literatura e técnicas de redação, e sempre falo para meus alunos da importância da leitura para melhorar a escrita e oralidade!"

Recado dado, recado apreendido, professora Cecy!

E para fechar esse grupo mara, trago duas meninas maravilhosas e competentes, a Gabys e a Ana Carol.

Gabriela é psicóloga, tem um insta maravilhoso (e o motivo da maravilha você confere no @galcoforado) e em suas palavras, "sou recém chegada ao mundo da escrita - tenho desenvolvido o hábito de escrever diariamente, desde o ano passado, e tirei disso benefícios imensos! De autoconhecimento a cosmovisão, meus relatos podem ser absorvidos como crônicas de uma vida real, conselhos, autoajuda (embora há quem tenha ojeriza por este último tipo de leitura). Sendo assim, pretendo trazer para este terno espaço minhas reflexões sobre mim, o mundo e a humanidade em seus mais diversos matizes."


Só gente do bem, de bem e para o Bem.
Curtam e ajudem a divulgar o blog do Toca, para que os seus amigos e amigas possam vir aproveitar esses textos, enfim, todo o conteúdo que a gente produz com todo carinho!

Esse mês, tem post de estréia da Colegagem com um texto lindo da Gabys Alcoforado! Vem conferir!


Beijos,

Mariana Mendes 💖




















Nenhum comentário

Postar um comentário