Páginas

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Playlist para Escrever?

Olá leitoras/leitores!

Outro dia, uma amiga das quebradas literárias me perguntou se eu usava música para escrever meus livros. "Claro que sim!", disse eu, "Não só para escrever livros, mas para escrever qualquer coisa e dependendo da playlist, até para ler."

A música é uma ferramenta poderosa para aumentar a concentração e o foco - e no caso de estar escrevendo livros, ter uma playlist me ajuda horrores a entrar no mood da cena. Vida de escritor, amores, não é viver de inspiração, mas de disciplina. Todos os dias, eu sento e escrevo. Qualquer coisa. Escrevo no computador e escrevo na agenda. Escrevo as resenhas dos livros que leio, incluindo as análises, insights e curiosidades que tenho ao lê-los. E a música é fundamental para me concentrar nessa tarefa. 

É bem verdade que não vou ouvir É o Tchan se estiver na missão literária - senão, meu foco vai pro beleléu e não vou saber se pego na caneta ou se pego no compasso. A música clássica tem sido minha companheira desde a primeira infância (obrigada, mãe!) e o tempo me trouxe o Jazz e o Blues. O  Spotfy está cheio de boas listas de jazz, blues e músicas clássicas para você conhecer e usar nos seus momentos de análise. 

"Ah, Mari, você só ouve esse tipo de música? "

Não, ouço rock dos anos 1950 a 1994 (quando o Guns n'Roses saiu de cena e o rock tirou uma licença poética desinteressante, pra mim). Que mais? Adoro trilhas de filmes, música árabe e fado. Rock brasileiro dos anos 80 e 90 (de bonus, acompanha grandes histórias e boas lembranças!) 

Quem sabe não faço um #Sintoniza! com a playlist que estou usando enquanto trabalho no meu  livro novo, hein? E você, que tipo de música rola por aí? 


Beijos, 

Mariana Mendes 💖




Nenhum comentário

Postar um comentário